domingo, 15 de maio de 2011

Uma trilha que não se esgota (Atividade 8º ano matutino)


"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão."
Paulo Freire



















Caros estudantes, tivemos a oportunidade, no período de 12 a 14 de maio de 2011, de presenciar o evento Na Trilha da Humanidade, momento em que desfrutamos da apresentação de alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio, orientados por   professores de diversas áreas desta instituição e também, acerca de vários temas, tais: palentologia, arqueologia, geologia, astronomia, evolução tecnológica, Egiptologia, Grandes civilizações, Revolução francesa. Cada stand ornamentado a carater do tema e repleto de um acervo, contou com a presença de um grupo de alunos orientados por um professor. Neste momento fomos agraciados com explanações bem elaboradas em torno de objetos e momentos históricos do planeta e da humanidade, o que sem dúvida nos possibilita uma reflexão filosófica e nos ajuda a compreender temas estudados na unidade que se finda, tais, cidadania, responsabilidade, liberdade, escolha, ética, livre-arbitrio, consciência, felicidade, respeito, prazer, dor. Assim, com o objetivo de efetuar a nossa última avaliação da unidade e sabendo que não existe conhecimento isolado, mas que toda oportunidade é uma forma de construir conhecimento, ligar informações, concatenar ideias, reavaliar conceitos, aprender novos conhecimentos, enriquecer outros  conhecimentos, faremos uma atividade relacionada com o evento "NA TRILHA DA HUMANIDADE".


LEITURA FÍLMICA:




ATIVIDADE

1 - O stand "Grandes Civilizações" mostrou, através de dois personagens atenienses e dois personagens espartanos a realidade sociocultural das duas civilizações e, em um dado momento, falou-se da importância da filosofia para a construção da cultura de uma delas e a maneira como isso reflete em nossos dias. Com base no que fora visto neste stand fale sobre essa cultura e como a filosofia ajudou na sua construção.

2 - No stand de arqueologia e paleontologia vimos os fósseis de diversas espécies e a explicação detalhada e rica em cientificidade dos estudantes presentes. De que modo podemos ligar essas informações com o que aprendemos sobre necessidade, liberdade e responsabilidade.

3 - No stand de geologia e astronomia, vimos, por meio de explicações detalhadas e ricas em conhecimento acerca das pedras geológicas e dos dados astronômicos como existe uma espécie de ordem universal e planetária, também como o universo parece passar por momentos ciclicos de ordem e de desordem, como por meio de desastres tanta beleza fora construida, como as pedras preciosas, as estrelas, os planetas, as rochas e como cada uma delas tem sua singularidade. Sabendo acerca desses assuntos, fale como você usou seus conhecimentos construidos nas aulas de filosofia para compreender o que fora explicado nesses stands e quais dúvidas advieram e existem ainda hoje com você.

44 comentários:

  1. 1-A filosofia ajudou a criar os cenarios e a que os alunos do primeiro e segundo ano para darem aquela aula maravilhosa para todos.O museu tambem fez varias misturas de culturas como a oficina de arte com a reciclagem e outros.
    alberto sampaio

    ResponderExcluir
  2. 2-pois nós tinhamos necessidade de ver os stands para que nós conhecessemos mais a vida e o que acontecia no nosso passado e eles tinham toda a liberdade de ir e vir,morar onde queriam e com responsabilidade de construir suas moradias,comida e sua familia.
    Alberto sampaio

    ResponderExcluir
  3. 3-Bem, entendi o que as pessoas chamam de estrela cadente são meteoros que caem de outros planetas,e que nós estamos numa área bem favorável, pois tem o planeta que fica logo acima da Terra e não deixa que os meteoros se aproximem de nós.Varias pedras interessante que se da derivados como talco e pasta de dente.
    alberto sampaio

    ResponderExcluir
  4. 1-o museu faz uma recapitulada de tudo que ja demos os outros anos ...a filosofia entra no museo como parte do pesamento do homem em leva coisa da antiguidade como exemplo:A relaçao entre atenas e esparta.

    ResponderExcluir
  5. 2-temos ate hoje a necessidade de conhecer os nossos antepassados...os dinossauros por exemplo se torna um mito por todos disser que não existe eu não acredito porque ouço dizer que acham muito fósseis
    no museu aprendemos que o dinossauro Rex tinha a necessidade de se alimentar e a responsabilidade de alimentar os outros...

    ResponderExcluir
  6. 3-no stand de geologia e astronomia mostra como é o nosso planeta fora e dentro no museu mostra que se um meteorito pequeno caia o que chamamos de estrela cadente)faz um buraco 3 vezes maior do que um campo de futebol...na geologia explicou sobre rochas que tambem é muito importante para podermos indentificar..

    ResponderExcluir
  7. 1 -Como vimos no stand "Grandes Civilizações" e pela explicaçao de nossos colegas cheguei a conclusão de que esparta era uma cidade voltada para guerras pois as crianças apartir dos 8 anos ja eram treinadas para quendo chegarem aos 16 anos ja manusearem espadas e outras armas de combate já os atenienses era mais intelectuais.

    ResponderExcluir
  8. Bom como vimos no stand de arqueologia e paleontologia uma questão que me xamou atenção foi sobre o tiranossauro rex pois ao contrario do que vemos em filmes ele é bastante diferente pois nao caça seu propio alimento ele vive de restos de outros animais ou melhor dizer como foi citado no stand "Carniça".

    ResponderExcluir
  9. 3 - Bom no stand de geologia e astronomia podemos observar por meio de um programa usado pela nasa que nosso colega nos apresentou onde podemos ver como sao os outros planetas e tirar duvidas sobre o nosso planeta também.

    ResponderExcluir
  10. 1-bom esparta era uma cidade que se preocupava com execito.Onde crianças ao chegar aos 7 anos receberiam treinanto milita ao chegar 16 anos ja poderiam esta em grandes batalhas.Os atenienses se voltavam para a politica e filosofia que ate hojé
    esta presente em nosso dia a dia.
    Iago Portela

    ResponderExcluir
  11. 2-é no stand o pessoal do 1 ano teve a responsabilidade de faze um cenario e uma explicaçao detalhada.eu e maus colegas tivemos a necessidade de ouvir e aprender.como,tiranossauro rex q ele nao e como vimos nois fiomes.

    ResponderExcluir
  12. 3-geologia este stand foi apresentado por um programa onde dava pra ver todos os planetas e luas do sistema solar.A anos luz da Terra a um planeta que fica praticamente nossa frente onde todos os meteoros que vem acaba colidindo nele.

    ResponderExcluir
  13. 1-A filosofia ajudou a construir a cultura das civilizações no modo lógico de pensar como por exemplo,Esparta que recrutava meninos ao 8 anos para preparar para eles que com 16 anos podesse servir ao seu governo quando estivesse guerras.

    ResponderExcluir
  14. 2-Que na paleontologia e arqueologia fala sobre um modo de ter necessidade de que os animais se alimentavam como por exemplo,o tiranossauro rex ele se alimentava de restos de outros animais "carniça" ele se alimentava o necessário nao exageradamente eu tinha liberdade para se alimentar de qualquer tipo de animal morto.

    ResponderExcluir
  15. 3- Que com o decorre do tempos as rochas e pedras rasas podem dizer como foi o nosso planeta antigamente como podemos dizer que elas contam a história do nosso planeta,e com o programa utilizado pela nasa foi possível identificar como sao os planetas vistos da que da Terra.

    ResponderExcluir
  16. 1-Minha conclusão foi que a cidade Esparta era voltada a guerra e com 7 anos os meninos ja tinham instruções sobre combate e aos 19/20 anos ja participavam de seus primeiros confrontos e Athenas era uma cidade voltada para a politica e filosofia que é uma das coisas que ainda estão no nosso dia-dia.
    Edvaldo Pinheiro

    ResponderExcluir
  17. 2-Esse stand foi um dos que mais min interessou porque é onde eu entendi mais sobre a pré-historia e a necessidade de aprender mais sobre esse assunto ex: a necessidade do tiranossauro rex de evoluir porque ele nao era "aquele" dinossauaro predador que falam nos filmes porque ele tinha o femo e a perna na mesma medida e nao corria muito
    e a liberdade de comer o que ele quisesse mas tinha que assumir a responsabilidade e as conseqüências
    Edvaldo Pinheiro de Souza Junior

    ResponderExcluir
  18. 3-O stand foi muito legal através do programa usado pela nasa podemos ver o planeta que ele tem uma gravidade alta e uma massa densa e é por isso que os meteoro que estão na rota da Terra não cai nela pois esse planeta puxa esse meteoro que esta acima da Terra.
    Edvaldo Pinheiro de Souza Junior.

    ResponderExcluir
  19. Caríssimos,
    Continuem postando, vejo que estão indo bem, só quero lembrá-los de colocar o nome no final da postagem e também, tentem lembrar os nomes dos stands, tentem lembrar de mais detalhes e ligar esses detalhes ao que já construimos na 1º unidade.
    Saudações filosóficas,
    Prof. Cleidson

    ResponderExcluir
  20. 1-Eu Entendi que Esparta era uma cidade extremamente voltada para guerra os meninos eram recrutados com 7 anos para ter noções de batalha e iam para a sua primeira batalha aos 18 anos e os meninos que nasccecem com algum tipo de deficiencia era morto , já a cidade de athenas se destacava pela filosofia de la surgiram vários filósofos
    Douglas Mota Useda

    ResponderExcluir
  21. 2- Neste Stand entendi que é importante estudar sobre os fosseis por que podemos acompanhar a evolução dos animais muitos precisaram se adaptar para sobreviver podemos ver vários exemplares de dinossauros e algumas curiosidades como o tiranossauro que so comia carniça nao animais vivos pos ele tinha um limite a perna dele era do tamanho do femur
    Douglas Useda

    ResponderExcluir
  22. 3- Nesse stand pudemos ver atraves de programa o espaço a Via Lactea alguns planetas e vimos algumas rochas aonde podemos saber mas sobre elas
    Douglas Useda

    ResponderExcluir
  23. Grandes Civilações:
    1.A Filosofia ajudou os espartanos e os atenienses nas estrategias de guerra e na divisão territorial.Porem Esparta se voltava mas para formação de exercitos e soldados forte,enquanto Atenas era voltada para filosofia cujo foi lá que surgiram os primeiros filosofos.

    Arqueologia & Paleontologia:
    2.Os fosseis são importantes para nossos estudos,pois eles nos ajudam a estudar e conhecer nossos antepassados.Temos a responsabilidade de preserva.los para que futuras gerações possam adquiri o mesmo conhecimento.

    Astronomia & Geologia:
    3.As estrelas cadentes na verdade são meteoritos que cairam na Terra.É importante estudarmos a Via Lactea e o Sistema Solar por exemplo o planeta q portege a Terra de maiores impactos é Jupter.

    Ass: Gabriela Ramos!

    ResponderExcluir
  24. grandes civilização :
    Em Esparta a sociedade era estamental, ou seja, dividida em camadas sociais onde havia pouca mobilidade. a sociedade ateniense era dominada por uma minoria - os cidadãos, os únicos que tinham direitos políticos. Estes direitos eram exercidos nos órgãos de poder e nos lugares públicos, como a Ágora . e a filosofia ajudou a criar estrategias para ataques de divisão territorial .

    ResponderExcluir
  25. arqueologia e paleontologia :
    os fosseis encontrados em nossos estudos e conhecimentos são importantes para descobrimos a evolução dos seres vivos .e nos ver que temos responsabilidade de preservar para que novas geraçoes tenha a mesma experiencia que nos tivemos .

    ResponderExcluir
  26. astronomia e geologia :
    sabemos que Meteoro, chamado popularmente de estrela cadente, de designa o fenômeno luminoso observado quando da passagem de um meteoróide pela atmosfera terrestre. mas onde é encontrado o maior meteoro caido na atmosfera terrestre e qual consequecia foi causado a esse lugar?

    ass:Maria Eduarda Costa.

    ResponderExcluir
  27. 1- A Antiga Grécia era o berço da filosofia. As grandes civilizações cresciam em suas mentes os ideais filosóficos.Um exemplo da mente filosófica daquele tempo é socrates.Seus pensamentos foram passados as milhares de gerações e chegou aos dias atuais.Aquele povo era marcado pela cultura mitológica e o militarismo nas guerras.

    Ass: Caio Martson Mota Santos

    ResponderExcluir
  28. 2- Nós tivemos nessecidade do aprendizado e esses animais que viveram a milhares de anos antes de nós tiveram a nessecidade de se adaptar.Nesse conceito podemos dizer que a filosofia também estava nos animais não racionais de uma maneira diferente.Com liberdade nós pudemos refletir e pensar no que vimos e os animais foram livres de viver e modificar o sistema e o ambiente da terra.
    Em responsabilidade foi também exatamente modificando o território pois a responsabilidade que eles tinham era do que faziam e foram essas responsabilidades que transformaram o mundo.Nós tivemos a responsabilidade de olhar esses conhecimentos para passarmos para nossos filhos que também teram a responsabilidade de passar este conhecimento para as futuras gerações.

    Ass: Caio Martson Mota Santos

    ResponderExcluir
  29. 3- Eu usei a filosofia nesse stand para refletir conhecimentos passados e outros conhecimentos que já existiam em minha mente criando um conceito mais avançado e detalhado sobre essa origem de astros e rochas.Com esses conhecimentos juntos eu compreendi tudo o que foi passado e assim ja me acho capacitado para passar à todos que me perguntarem.Dúvidas que ainda tenho são se a geologia científica e a geologia religiosa vão se torna aliadas ou continuaram na disputa pela resposta exata.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. 1- NO STAND das ''Historias da civilizações'' (grecia e roma antiga) - diga-mos que a filosofia ajudou na construção pelo simples fato de ter uma grande importancia,e ter como grande filósofo ateniense ''Sócrates'', não so a filosofia mas na arquitetura e na literatura tambem.
    2- NO STAND da ''Paleontologia'' é a ciencia natural que estuda a vida do passado da terra, e vimos que para entendermos coisas que existem hoje, precisamos ter responsabilidade,liberdade e nacessidade para conhecer melhor.
    3- NO ASTAND da ''geologia e astronomia'',nesses astands vimos pedras cristais,rochas e ate mesmo meteorito mas conhecido popularmete como estrela cadente que pela velocidade que atinge a terra causa um estrago enorme, e deseram que foi praticamente um desses que gerou a terra, falaram tambem do calendário asteca, em fim de muitas coisas, nas aulas de filosofia ajudou no meu conhecimento na forma de pensar , refletir, querer sabe se é verdade, ter interesse, porque aparte do momento que você quer saber, você ta tendo interrese de aprender e compreender melhor o assunto, no momento não tenho nenhuma dúvida.
    bjoes
    ASS: Paloma Requião 8 ano

    ResponderExcluir
  33. Que beleza de blog, gente linda!
    Desejo vida longa a esse recurso além-didático, que utilizado par o bem, pode fazer a boa revolução humana, a partir do mundo internético.
    Viva a educação libertadora, de fato!!!!

    ResponderExcluir
  34. 1- Grécia era o lugar da filosofia. As grandes civilizações tinham suas ideias de filosofia.Um pequeno exemplo sobre o ato da filosófia daquele tempo é socrates.Seus pensamentos foram passados as milhares de gerações e chegou aos dias atuais.Aquele povo era marcado pela cultura mitológica e o militarismo nas guerras.
    IRAMAIA ARAUJOO

    ResponderExcluir
  35. 1-Os espartanos e atenienses formaram uma visão diferente de vê o mundo como a política,a cultura e a sociedade,contribuindo filosoficamente para todas as sociedades através da razão,do modo de pensar.

    ResponderExcluir
  36. 2-O estudo paleontológico e arqueológico é muito importante para os dias atuais,pois traz informações dos nossos ancestrais como,por exemplo,o que comiam,o que faziam e como viviam.Os fósseis devem ser conservados para a cultura de um lugar.

    ResponderExcluir
  37. 3-A geologia e a astronomia influenciam na formação do planeta:as fases da lua,o sol,e todos os outros astros desenpenham um papel importante para a mudança da vida na Terra.A filosofia nos explica esses fatos,nos alertando sobre a transformação no decorrer do tempo.

    ResponderExcluir
  38. Grandes Civilações:
    1.A Filosofia ajudou os espartanos e os atenienses nas estrategias de guerra e na divisão territorial.Porem Esparta se voltava mas para formação de exercitos e soldados forte,enquanto Atenas era voltada para filosofia cujo foi lá que surgiram os primeiros filosofos.

    Arqueologia & Paleontologia:
    2.Os fosseis encontrados em nossos estudos e conhecimentos são importantes para descobrimos a evolução dos seres vivos .e nos ver que temos responsabilidade de preservar para que novas geraçoes tenha a mesma experiencia que nos tivemos .

    Astronomia & Geologia:
    3.As estrelas cadentes na verdade são meteoritos que cairam na Terra.É importante estudarmos a Via Lactea e o Sistema Solar por exemplo o planeta q portege a Terra de maiores impactos é Jupter.

    Ivin Almeida 8º Ano A

    ResponderExcluir
  39. 2- Eu entendi que é importante estudar sobre os fosseis por que podemos acompanhar a evolução dos animais muitos bem . Os animais precisam se adaptar para sobreviver podemos dar varios exemplos de dinossauros e algumas curiosidades como o tiranossauro que so comia carniça nao animais vivos pos ele tinha um limite a perna dele era do tamanho do femur

    ResponderExcluir
  40. 3-- Com passar tempo as rochas e pedras podem falar como fica nosso planeta no tempo da antiguidade como podemos ver que elas representam a história do nosso planeta,e com o programa utilizado pela nasa foi possível identificar como sao os planetas vistos da que da Terra.

    ResponderExcluir
  41. Larissa Alvarim 7°(8° ano A)

    1°-Esparta era voltada para a guerra que as crianças desde dos 7 anos tinham que fazer treinamentos de guerra e iam para a guerra 18 e os que tinham defienciencias física e mentais eram mortos pois não tinham serventia para a guerra.

    2° Eu entendi que é super importante estudar fosseis porque podemos ver a evolução das especies . Umas das curiosidades foi o tiranossauro que comia bichos mortos(carniça)pois não eram muito rapido.

    3° Geologia-podemos ver que as rochas e pedras e o que mas me chamou atenção foi o ouro dos tolos pq quando ia fazer joias explodia pq tinha uma quimica.
    Astronomia-Podemos ver um feto humano e um de E.T (falso) tambem a vialactea

    ResponderExcluir
  42. 1-Em Esparta os meninos aos 7 anos recebiam treinamento militar para aos 16 eles ir para as primeiras guerras.Em Atenas eles usavam a filosofia, ou seja a inteligência nas guerras.

    2-Nós necessitamos nos adaptar ao meio onde vivemos, se não nos adaptarmos nós seremos extintos.
    Para nos adaptarmos precisamos de liberdade e para termos liberdade precisamos de responsabilidade.

    3-O estudo da astronomis e da geologia é muito importante para nós sabemos das rochas que caem de outro planeta que são chamadas de meteoros

    ASS: IGOR MACEDO

    ResponderExcluir
  43. Muito bem,
    Estou apreciando os comentários de todos. Vejo que conseguem relacionar o evento com o que estudamos em filosofia.
    Abraços,
    Cleidson

    ResponderExcluir
  44. 1- Esparta era uma cidade totalmente voltada para as guerras, exércitos e etc, crianças com 7 anos já entravam em treinamento para que no futuro, disputasse diversas guerras e etc, enquanto Atenas era uma cidade voltada para sabedoria e filosofia, logo esparta precisava de uma forma de refletir ágil e esperto nas guerras, enquanto Atenas queria refletir de forma sábia.

    2- Nesse stand vimos de forma clara e resumida a evolução de animais e etc. Ligando todos eles com a necessidade, responsabilidade e liberdade podemos ver que por exemplo, que o Tiranossauro Rex tinha a necessidade de se alimentar, porém ele não tinha a liberdade de poder comer animais vivos, pois não tinha a habilidade de correr atrás de sua presa, portanto ele obrigatoriamente comia somente animais mortos, carniças e etc.

    3- Em Geologia e Astronomia aprendemos diversas coisas, entre eles caracteristicas dos planetas, curiosidades e etc, vimos muitos tipos de minerais, e aprendemos também que algumas delas têm muito uso no nosso cotidiano.

    Adriele Leal dos Anjos. 8º A

    ResponderExcluir